quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Conhecendo sua Câmera fotográfica: Modos de Operação

  Outra dificuldade de um fotografo iniciante, é conseguir lidar com seu equipamento. Algumas pessoas não conseguem entender as siglas, símbolos e designações presentes nos equipamentos modernos. Em base nessas pequenas dificuldades (que eu também tive quando iniciei), postarei um manual de consulta para os modos de operação de uma câmera. Espero que gostem do material que preparei.

  Os Modos de operação de uma câmera são modos predefinidos para que se obtenha uma melhor imagem do assunto fotografado. Normalmente eles vêm dispostos em um disco acima da câmera, no qual girando você escolhe os modos M, A, S, P e algumas imagens. Citarei os mais comuns dentre eles.



Modo M (Manual): o Modo M ou Manual é o modo com a qual você terá o maior controle do equipamento, podendo realizar diversas modificações. A máquina não faz nada que você não a ordene, assim sendo, você terá de realizar todas as modificações necessárias para que a foto saia exatamente como você desejar, como por exemplo, regular o ISO (sensibilidade), velocidade do obturador, abertura do diafragma e etc... Em minha opinião, é o melhor modo de operação a ser usado, pois desta forma você poderá mostrar exatamente a imagem que deseja e não a que câmera quer.

Modo Auto (Automático): o Modo Automático (podendo ser o modo A em algumas compactas ou o ícone de uma câmera verde) é o modo de operação onde você diz para a máquina fazer todo o serviço para você, ou seja, você não terá controle nenhum sobre a fotografia que será feita, pois a máquina ira configurar tudo da forma que achar conveniente ao ambiente, assim, todas as regulagens como ISO (sensibilidade), velocidade do obturador, abertura do diafragma e etc., será feita pela própria máquina, podendo fazer com que a foto fique totalmente diferente daquilo que você estava imaginando. Eu não recomendo usar este modo de operação a não ser em ultimo caso. Usem apenas numa emergência ou enquanto não tiverem conhecimentos necessários para utilizarem outros modos.

Modo A (Prioridade de Abertura): o Modo A ou Prioridade de abertura é o modo onde você dirá a máquina qual será a abertura de diafragma que ela terá de usar. Neste caso a máquina ira manter esta configuração de abertura que você informou, e irá configurar o resto (ISO, velocidade e etc..) da forma que achar mais apropriada. Esse modo é utilizado, por exemplo, quando você não quer perder tempo configurando a máquina mais precisa usar uma abertura especifica seja por precisar de mais iluminação, maior ou menor profundidade de campo e etc.

Modo S (Prioridade de velocidade): o Modo S ou Prioridade de velocidade é o modo onde você define para a máquina qual velocidade fixa ela irá utilizar, portanto a máquina irá manter esta velocidade escolhida, e irá alterar as demais configurações (ISO, abertura do diafragma e etc..) da forma que achar conveniente. Esse modo é utilizado, por exemplo, quando você precisa manter uma velocidade mínima ou máxima para congelar algum momento (utilizando velocidades mais altas) ou registrar um movimento (utilizando velocidades mais baixas), porém não quer ou não pode ficar perdendo tempo configurando os demais itens.

Modo P (Program): o Modo P ou Program é um modo onde a maquina calcula uma formula entre velocidade x diafragma de modo a se ajustar melhor a foto dando mais ou menos profundidade de campo, este modo diferente do auto, permite que o fotógrafo faça alguns ajustes como, por exemplo, fazer uma correção de white balance ou então corrigir a exposição EV. Em algumas câmeras é possível programar algumas combinações de velocidade x obturadora.

Modo Paisagem: o Modo Paisagem normalmente vem descrito com ícone de uma montanha, e é indicado para fotografias de paisagens (conforme já cita o nome). Neste modo ele configura a câmera da melhor maneira a se captar a silhueta da paisagem em contraste com o céu. Muito útil para iniciantes em viagens.

Modo Retrato: o Modo Retrato, simbolizado pela imagem de uma moça de chapéu, é indicado para fotografias em que seja necessária a retratação facial, como no caso de um sorriso de uma moça ou o close de um casal. Indicado para fotos em close, onde é necessário explorar a proximidade de um objeto ou pessoa. Ela fará todas as configurações para valorizar o objeto em primeiro plano.

Modo Macro: o Modo Macro, simbolizado pela imagem de uma flor, é indicado para valorizar pequenos objetos, como botão de flores, botões, insetos e etc. Ele programará sua câmera para obter a melhor proporção para esse tipo de imagem. Para uma melhor qualidade e percepção, é indicado adquirir uma lente macro ou pelo menos um filtro (caso sua câmera seja uma DSLR), pois o mesmo diminui a distancia focal para milímetros, deixando muito mais evidente os detalhes.

Modo Noturno: o Modo Noturno, simbolizado pela imagem de uma lua ou uma montanha com lua, é indicado para fotos em paisagens noturnas, valorizando o cinza e a luminosidade do ambiente. A câmera faz toda essa configuração para obter o melhor resultado. Recomendado o uso de um tripé, pois a imagem pode sair tremida.

Modo Esporte: o Modo Esporte, simbolizado pela imagem de um velocista, é indicado para captar imagens estáticas em situação de movimento. A câmera faz toda configuração para captar uma imagem com uma estática perfeita, sem fantasmas ou movimentos tremidos. Não é indicado somente para fotografar esportes, mas também para fotografas qualquer situação em movimento, como crianças e animais. Em casos de ambientes luminosos, ele pode aumentar consideravelmente a ISO, gerando ruído na imagem, mas em situações de luminosidade é uma boa opção.


Obs.: Eu particularmente indico a todos que sempre que possível utilizem sempre a câmera no Modo M (Manual), mesmo que tenham dificuldades, pois desta forma, além de conseguir criar uma imagem da forma que você imagina em sua mente, você ganhara pratica e conhecimento das funções.

Nenhum comentário: